Se você se identifica com a expressão “a grama do vizinho é sempre mais verde” então talvez esteja na hora de dar mais atenção ao seu lado da cerca. Está pensando em melhorar o seu gramado ou até mesmo criar a sua primeira área externa? Então nós vamos te ajudar!
Sabia que existe mais de um tipo de grama?
Isso mesmo! E cada uma delas tem um perfil que é mais adequado para determinadas áreas. Então, primeiramente é importante definir seu objetivo, por exemplo, a intenção é plantar? Enfeitar? Criar um playground?
Na hora de escolher o gramado ideal também é preciso levar em conta algumas questões como por exemplo: Quantidade de sol, solo (tipo de terreno e fertilidade), umidade, luminosidade, finalidade e o nível de circulação no espaço.
Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista de alguns tipos de grama para você encontrar qual delas melhor se adapta ao seu terreno e como realizar a manutenção de cada uma.
Tipos de gramas
1. Grama Esmeralda
(Foto retirada do site Brasil Gramas)
A grama esmeralda é um dos tipos de grama mais comuns. Ela possui uma cor forte, folhas estreitas e bem resistentes a movimentação de pessoas. Por isso, são uma ótima escolha para áreas como campos esportivos, playgrounds e condomínios.
Dica: Para manter a uniformidade do corte é indicado usar um cortador de grama com rodinhas, de preferência um cortador elétrico para áreas que possuem acesso tomadas e um cortador a gasolina para lugares amplos.
2. Grama Batatais
(Foto retirada do site Central da Grama)
Com folhas longas e rígidas, esse tipo de grama é uma das mais resistentes. Ela consegue suportar pisoteio, pragas, solos pobres e secos
Porém, mesmo com tanta resistência, ele precisa de muito sol para ser saudável.
Por ter todas estas características, os batatais são muito usados em barrancos com o intuito de evitar desmoronamento.
Dica: Para cortar em terrenos desnivelados e ter mais mobilidade, é aconselhado o uso de um aparador de grama ou roçadeira já que oferecem um melhor acabamento.
3. Grama São Carlos
(Foto retirada do site Itograss)
A grama São Carlos, também conhecida como grama curitibana, possui folhas largas e compridas formando uma cobertura densa no solo.
Mas, para ela se manter assim é preciso de muito cuidado e irrigação poda – de preferência, duas vezes por mês ou a cada 20 dias.
Este tipo de grama resiste bem a áreas sombreadas e climas mais frios, por isso, é comumente usada em chácaras, sítios e parques.
Dica: Plantou essa grama em um terreno grande? Para descomplicar na hora da manutenção vale a pena investir em um trator cortador de grama. Eles possuem grande rendimento, a pessoa que realizar o corte ficará mais confortável e conseguirá aparar grandes áreas mais rapidamente.
4. Grama Bermuda
(Foto retirada do Google)
A cor intensa juntamente com as folhas fininhas e resistentes são as principais características da grama bermuda.
Ela é uma ótima escolha para áreas esportivas como campos de futebol, tênis, golf e playgrounds.
Dica: Como este gramado se regenera rapidamente após o corte, é preciso escolher um cortador de grama que facilite a sua manutenção, como por exemplo o cortador de grama a gasolina com tração e coletor, eles exigem menos esforço físico na hora do corte além de já varrer e recolher a grama.
5. Grama Coreana
(Foto retirada do site Terral)
A grama coreana, ou também conhecida como grama japonesa, possui folhas pequenas, finas e pontudas. Ela consegue dar um ar sofisticado e personalizado a qualquer lugar! Além do que, se você gosta da cultura oriental, nada melhor para se aproximar dela do que investir em um jardim temático e relaxante.
Mas, para manter esse efeito, é preciso selecionar bem o solo – tem que um solo fértil- cuidar frequentemente, garantindo uma boa iluminação e regar periodicamente.
Dica: É recomendável cortar essa grama quando ela atingir 2cm de altura para que não fique com as pontas ressecadas. Após o corte é importante varrer ou utilizar um soprador ou aerador para que as folhas secas não abafem o solo.
Agora que você já conhece os principais tipos de grama, garanta os equipamentos ideais para fazer a manutenção aqui na Cassel.
LOJA CURITIBA
LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ
LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
LOJA CERRO AZUL