Você já deve ter ouvido muitas vezes no termo roçadeira e sempre ficou na dúvida do que esta ferramenta representa, não é mesmo? Então, fique atento aos próximos parágrafos, pois vamos abordar as diversas funcionalidades das roçadeiras as suas principais características.
A roçadeira foi desenvolvida para ser utilizada em vegetações e terrenos mais resistentes, aparando ou cortando tudo aquilo que não é acessível com um cortador de grama convencional, por exemplo. Mas também, pode ser utilizada para a limpeza de espaços menos, como o jardim de uma residência.
Sua principal função é a limpeza e a manutenção de áreas cobertas de grama, ervas daninhas, arbustos ou vegetações mais altas, densas e entrelaçadas. Tem como vantagem a utilização em terrenos e espaços irregulares, como morros e florestas.
Este maquinário apresenta diversas opções de funcionamento, lâminas e cabeçotes. As lâminas são subdividas em retas, circulares ou curvas, com objetivos de cortar, aparar ou dar acabamento. Já o nylon é mais utilizado em gramas domésticas ou gramados mais extensos.
Considerada como uma ferramenta essencial para quem possui grandes espaços, a roçadeira deve ser escolhida levando em consideração muitos aspectos, como a densidade da vegetação a ser cortada, a extensão da área a ser limpa e até mesmo, a força da pessoa que irá utilizar o equipamento.
(Fonte: https://info.casadoconstrutor.com.br/almanaque/dicas/como-utilizar-a-rocadeira-de-forma-correta/)
Roçadeira elétrica ou à gasolina?
Como forma de transformar a manutenção de áreas verdes em um trabalho mais prazeroso, rápido e fácil, o mercado de equipamentos oferece diversas opções de roçadeiras, sendo que as mais utilizadas são as elétricas e as movidas à gasolina.
No ato da compra, muitas dúvidas podem surgir, como qual o melhor equipamento para o seu objetivo. Confira abaixo algumas informações que podem te ajudar a escolher a roçadeira correta:
A roçadeira elétrica é leve, silenciosa, segura e fácil de operar. Este modelo não emite qualquer tipo de poluente, visto como ponto positivo em questões ambientais. Com este modelo, você pode trabalhar por horas sem interrupção. Apresentam uma potência mediana e trazem bons resultados em qualquer tipo de grama.
Sua manutenção é rápida e fácil, sem exigir a verificação ou troca de muitos itens, sendo necessário verificar esporadicamente as condições do cabo elétrico.
FIQUE ATENTO: para a utilização deste tipo de roçadeira, você precisará ter perto do local de trabalho uma tomada (fique atento a voltagem da sua energia com a voltagem do equipamento). Dependendo do tamanho do fio disponível, possivelmente uma extensão será necessária. Avalie antes de efetuar a compra da sua roçadeira a disposição da sua energia, já que ela pode influenciar negativamente no desenvolvimento do seu trabalho.
Este modelo possui diferentes faixas de potência, aplicações e características de corte. Sua força e potência permitem a utilização em residências ou em trabalhos mais profissionais de jardinagem.
Seu abastecimento é feito em qualquer lugar, o que permite que você tenha maior liberdade de movimento ao cuidar do seu espaço. Os modelos mais atuais já são considerados menos poluentes e menos barulhentos, bem como, mais tecnológicos, sendo seu acionamento com o aperto de um botão, sem a necessidade de ficar puxando fios para que a máquina funcione.
Sua manutenção é mais específica, no qual a verificação e a troca da vela de ignição, o nível do óleo e o filtro de ar são obrigatórias.
ATENÇÃO: caso vá trabalhar em um grande espaço, carregue sempre com você gasolina suficiente para efetuar todo o trabalho. Não deixe que o equipamento opere sem combustível, evitando danos severos a sua roçadeira à gasolina.
O ideal para este tipo de roçadeira é a gasolina comum, pois a aditivada, como o próprio nome diz, contém muitos aditivos que podem ser considerados como impuros para o equipamento, o que pode danificá-lo antes do tempo.
(Fonte: https://www.cassel.com.br/produto/fs220roadeiradm3003/2988)
Utilizando sua roçadeira de maneira correta
Como qualquer outro equipamento, alguns cuidados devem ser tomados quando for utilizar a sua roçadeira, seja na primeira utilização ou nas vezes seguintes. Desta forma, a sua vida útil será elevada, independente se for uso profissional ou residencial. Vale ressaltar que, quanto maior o cuidado e precaução, menor será o custo com manutenções corretivas.
Confira abaixo algumas dicas essenciais para os cuidados de utilização da sua roçadeira:
1. Certifique-se de manter uma distância segura das demais pessoas e também de estar todos os equipamentos de proteção necessários;
2. Antes de ligar a sua roçadeira, apoie seu equipamento no chão e certifique-se que a área de corte está longe de obstáculos;
3. Para as roçadeiras que são acionadas por gasolina, você terá que pressionar diversas vezes o botão do primer (localizado próximo ao carburador) até que você veja a gasolina na mangueira transparente ao lado deste botão. Levante a alavanca do carburador e de a partida. Feito esse procedimento, o motor irá desligar. Volte a posição da alavanca para baixo e de partida novamente;
4. Já para as roçadeiras elétricas, o processo é mais fácil, sendo necessário plugar o fio na energia elétrica e apertar o botão ligar, no qual o equipamento já estará pronto para uso;
5. Antes de iniciar o trabalho, verifique o tamanho do espaço a ser limpo e que tipo de vegetação lá se encontra, bem como, o tipo de corte que será preciso fazer. Assim, você terá a ideia necessária da rotação ideal para o equipamento;
6. Seja paciente e encontre a velocidade correta, evitando rotações desreguladas, que podem causar problemas na funcionalidade da sua roçadeira;
7. Informação importante: quanto mais baixo e menor o mato, menor deverá ser a rotação;
8. Parou de trabalhar? Vai transportar a roçadeira para outro local? Sempre desligue o motor e da energia (se for o caso) para evitar acidentes;
É fundamental que você leia o manual de instruções da sua roçadeira, já que existem diversos modelos e fabricantes no mercado, do qual os processos de execução do aparelho podem ser divergentes.
Gostou das nossas dicas?
Escolher a roçadeira correta vai te ajudar a desenvolver melhor o seu trabalho. A Cassel possui diversas marcas e modelos destes equipamentos para contribuir de forma eficaz nesta empreitada. Acesse já o nosso site e confira todas as nossas opções:
LOJA CURITIBA
LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ
LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
LOJA CERRO AZUL