Por

29 de março de 2022


Motocultivador Branco: qual modelo escolher?


O motocultivador Branco é o equipamento ideal para facilitar o revolvimento de materiais orgânicos e do solo, indicados para o pequeno produtor e agricultura familiar. Por atender diversos públicos e demandas, há diversos modelos que podem atender a sua residência, jardim ou fazenda, principalmente aos trabalhadores que mexem com hortaliças e camas de aviários.

Se você está procurando o motocultivador Branco da sua preferência, leia esse artigo que iremos te explicar as diferenças de cada um.

Para que funciona o motocultivador?

Depende, o motocultivador é utilizado em diversas áreas do campo e fazendas, pois é possível usá-lo nas tarefas de:

- Manejo de hortas e hortaliças;

- Revolvimento de solo: ajudando na qualidade bioquímica do bolo, tornando-o mais fértil;

- Retiro de gramíneas: a eliminação de plantas daninhas e exterminar possíveis infestações;

- Sulcação de linhas no campo;

- Manjo de solos: dado que eles se tornam mais saudáveis com possibilidade maior de florear as plantações.

Além desses benefícios, o trabalhador também é contemplado com as funções do motocultivador, por exemplo: ergonomia (sem risco de lesão por esforço repetitivo e proteção lombar), otimização de tempo, baixo custo de manutenção e menor jornada de trabalho.

Qual motocultivador Branco escolher?

Sabemos que não é fácil o investimento em um equipamento do motocultivador Branco, mesmo com garantia de qualidade e de eficiência. Pensando na sua necessidade, separamos algumas dicas na escolha do motocultivador Branco na hora de escolher com o qual você irá trabalhar.

Motocultivador Tratorito BTTD 5.0- 800: conhecido como modelo de entrada, é o equipamento utilizado para áreas menores, que não demandam uso contínuo e prolongado da máquina. Possui potência de 5 cavalos e rotação 3600 rpm, o motor desse aparelho irá ajudar no revolvimento do solo, algumas características envolvem: peso: 85kg; partida manual; motor a diesel horizontal; capacidade do tanque de 2,5l; partida manual; largura de corte de 800mm com disco de profundidade de 150 a 300mm.

Motocultilvador Tratorito BTTG 6.5 – 800: é a mais potente da linha e é utilizada com solos mais duros ou secos, com 6,5 cavalos e rotação de 3600 rpm. Com discos laterais, o modelo não deixa que a máquina entorte a rota e ajude no alinhamento da máquina. Além disso, ele possui farol de iluminação para trabalhos noturnos ou com baixa luz. Características: peso de 85kg; motor a gasolina horizontal; tração/ marchas com pneus e enxadas rotativas.

Motocultilvador Tratorito BTTD-10 – 1500: com opção de partida elétrica e partida manual. São ferramentas pesadas com elevada potência, de motor a 10 cavalos e discos laterais. As principais atribuições envolvem: peso de 140kg, torque máximo de 2,7 kgfm a 200 rpm.

 

Qual a diferença entre motocultivador e microtrator?

Parecem iguais, porém possuem suas particularidades, mesmo que ambos sejam equipamentos utilizados nas atividades agrícolas, como preparo de terra para plantação e solo. A principal diferença deles é que o microtrator tem potência acima de 10 cavalos, sendo utilizado em ambientes maiores com maior produtividade. Além disso, o motocultivador pesa em torno de 80 a 110kg com motor a diesel ou a gasolina, do outro lado, o microtrator tem peso acima de 350, movido a diesel.

O microtrator por ser maior e utilizado em pequenas propriedades, estufas e hortaliças, precisa de um piloto para conduzi-lo. Por outro lado, o motocultivador é menor e mais compacto para tarefas mais leves, pode ser controlado por uma pessoa. Outra característica do motocultivador, é que, por conta do tamanho, a variedade de uso aumenta, dependendo do terreno onde se está trabalhando.

Cuidados para prolongar o uso do seu motocultivador

Por ser um maquinário para trabalhos mais pesados, é necessário estar atento a alguns cuidados para que sua vida útil dure mais e o equipamento não te deixe na mão em momentos críticos:

- Antes de ligar o motocultivador, sempre cheque os níveis de óleo no motor e nas engrenagens. Além disso, verifique se o filtro de ar está limpo.

- Depois do primeiro mês, é recomendado limpar ou trocar o filtro de ar e o de óleo.

- A cada cinco meses ou 100 horas de uso, é bom limpar o tanque de combustível.

- Veja se todos os parafusos estão firmes e os cabos bem colocados. Também tente manter o equipamento sempre limpo para evitar que algum detrito danifique ou impeça o funcionamento de algum componente.

- Confira no manual de instruções o tempo que o fabricante sugere para troca de algumas peças. Alguns desses elementos, como rolamentos e embreagens, podem necessitar de manutenção ou troca depois de um ano.

Precisa de assistência técnica de Motocultivador Branco? Conheça a Cassel!

A Cassel é distribuidora oficial de Motores Branco, Motores Buffalo e Motores Toyama, marcas reconhecidas mundialmente pela qualidade e eficiência de motores, microtratores, geradores e motocultivadores. Caso precise de peças de reposição, equipamentos, assistência técnica e manutenção, converse conosco ou nos chame no WhatsApp.

 

Conheça nossa loja

Conheça todas as nossas Lojas fí­sicas

LOJA CURITIBA

LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ

LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

LOJA CERRO AZUL