Os geradores são equipamentos essenciais para garantir energia elétrica principalmente no caso de queda. Por isso, eles acabam sendo essenciais para muitos segmentos e benéfico para outros, afinal, são eles que irão garantir a continuação de um trabalho ou até mesmo de um momento de lazer.
Como escolher o melhor gerador
Existem diversos modelos de geradores, com capacidades, partidas (elétrica ou à gasolina), tipos de fase (trifásico ou monofásico), potências e voltagens distintas. Cada um é ideal para casos específicos, logo, é preciso analisá-lo e conferir se é adequado para as suas necessidades antes de efetivamente comprar.
Por exemplo, os modelos de geradores à diesel são ideais para casos que exigem mais potência e pouca manutenção, já os geradores à gasolina são uma ótima opção para trabalhar com potencias menores e são mais fáceis de operar.
A importância do dimensionamento de um gerador
O dimensionamento é essencial para um bom funcionamento do seu gerador de energia! Afinal, quando subdimensionado, o óleo lubrificante será consumido em excesso, aumentando a quantidade de fumaça. Já no caso de um superdimensionamento, haverá superaquecimento ocasionando em paradas constantes. Por isso, o ideal é utilizar entre 30% a 70% da capacidade nominal de um gerador.
Considere: os tipos de carga predominantes no local (motores de indução, iluminação, entre outros); as características do local (se é área interna ou externa, se será exposto – ou não- a alta temperatura) e qual a frequência com a qual o gerador será utilizado (emergencial ou uso frequente, quantas horas ao dia).
Como realizar o cálculo para dimensionar o seu gerador: determinando a medida
É comum que os equipamentos mostrem a unidade de medida em watts (W) e quilowatts (kW), e caso o gerador também esteja mostrando a sua potência máxima em KW, basta:
Equipamentos em quilowatts (KW)
Equipamentos em watts (W)
Porém, é possível que seja necessário converter KW ou W para kilovolt ampere (kVA). Neste caso:
Geradores em kilovolt ampere (kVA)
Por exemplo:
Total = 14.250 W – x4 para o seu pico.
Este valor deve ser multiplicado por 1.52, ou seja 14.250 W x 1.52 = 21.660 VA de consumo total equivalendo a 0.02166 kVA (calcule W para kVA automaticamente pelo site)
S(kVA) = S(VA) / 1000
Depois de calculado basta encontrar o modelo que mais se adequa às suas necessidades.
Para entender mais
A multiplicação 4x do produto é uma referência utilizada para aparelhos que não fornecem o Fator de Partida. Logo, o ideal é que verificar na etiqueta do fabricante o consumo em watts. Alguns deles, especialmente os movidos a motor a indução, fornecem esta referência.
Quando a potência de partida é muito elevada, normalmente são utilizados alguns sistemas indiretos de partidas, através de ligações como: estrela ou triangulo, contatores, relês, entre outros. Isso faz com que a exigência inicial de partida diminua, consequentemente, diminuindo a necessidade de uma potência maior nos geradores.
Conheça alguns modelos de geradores
Gerador Buffalo BFDE 6500 Mono - bfde 6500 Buffalo
|
(Imagem retirada do site Cassel) |
Gerador Buffalo BFDE 12KVA MonoSilencioso Part. Elét. Diesel - BFDE 12 115/230 COM ATS Buffalo
|
(Imagem retirada do site Cassel) |
Gerador a gasolina 9kva, Injeção Eletrônica - Motor TE190GE-EFI Toyama - TG13000EFIEXP Toyama
|
(Imagem retirada do site Cassel)
|
Gerador Buffalo BFDE 15000 Trif 380v Partida Elétrica a Diesel - BFDE 15000 TRIF 380
|
(Imagem retirada do site Cassel)
|
Gerador Buffalo BFDE 8000 Silencioso Monofásico Buffalo
|
(Imagem retirada do site Cassel)
|
Gerador Buffalo BFD 2500 Partida Manual Diesel - BFD 2500 Buffalo
|
(Imagem retirada do site Cassel)
|
Gerador Buffalo BFGE 7500 Plus Partida Elétrica a Gasolina - BFGE 7500 Plus Buffalo
|
(Imagem retirada do site Cassel) |
E aí, já sabe qual é a melhor opção para o seu caso? Seja qual for a sua escolha, o gerador ideal está na Cassel! Confira os nossos produtos e garanta a melhor qualidade.
LOJA CURITIBA
LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ
LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
LOJA CERRO AZUL