Ter um espaço externo muitas vezes demanda tempo, manutenção e capricho, principalmente quando se pretende ter um jardim! Mas, mesmo com todo o esforço necessário, eles oferecem conforto, nos relaxam e são uma ótima opção de decoração.
Caso você esteja disposto a investir em um, então existem certos cuidados necessários para mantê-lo saudável e bonito, como: Investir em podas e cortes de grama regulares.
O que é e por que podar?
Provavelmente você já ouviu falar sobre poda, também conhecida como desbaste, mas você sabia que ela não é necessariamente uma tática negativa para impedir o crescimento das plantas?
Podar significa retirar galhos ou ramos que possam prejudicar a saúde da vegetação, evitando a proliferação de doenças, pragas e incentivando a distribuição igualitária de nutrientes pela seiva.
Além disso, ela tem outras funções como aumentar a entrada de luz, guiar a direção da planta, levando em consideração o ambiente, evitando que invada terrenos e se junte com construções por exemplo.
Poda não é tudo igual?
Cada planta é única e demanda cuidados específicos, por isso existem tipos diferentes de poda que levam em conta o que cada uma precisa.
Não é apenas sair cortando! É importante que a pessoa responsável pelo desbaste tenha conhecimento sobre o assunto para não prejudicar a planta.
Confira alguns tipos e entenda as suas diferenças:
1. PODA DE LIMPEZA/MANUTENÇÃO
Retira as partes que prejudicam o crescimento da planta, como galhos velhos, doentes, mortos ou infestados.
2. PODA DE FORMAÇÃO/LEVANTAMENTO/CONDUÇÃO
Desenha o formato da árvore, determinando altura e modelagem para que ela cresça da melhor forma possível dentro de determinado espaço. Assim, ela tem um direcionamento e consegue ter uma distribuição equilibrada dos seus nutrientes.
3. DESBROTA
A função desta poda é retirar os brotos para que a haste principal tenha uma maior vitalidade.
4. PODA DE RAIZ
Dependendo do tipo de planta, a raiz pode surgir na superfície e se tornar um problema até mesmo para as construções ao redor, nestes casos, a poda se torna necessária.
5. PODA DE RENOVAÇÃO
Quando a árvore mostra sinais de desgaste, talvez esteja na hora de realizar uma poda de renovação. Ela funciona como uma limpeza para que qualquer possível doença seja eliminada, assim a planta consegue crescer com saúde novamente.
Tipos de ferramentas de poda
Como visto, cada planta demanda um cuidado específico, logo, cada ferramenta também terá que ser diferente! Você sabe como escolher a melhor ferramenta de poda? Nós vamos te ajudar.
1. Tesoura de poda
Utilizada para cortes pequenos e precisos.
Ferramenta para manutenção de plantas em cercas e lugares delicados.
3. Tesoura de poda de cabo longo
Utilizada para árvores e plantas altas, o que evita escadas.
4. Motopoda
Ferramenta de altura, ideal para galhos e acabamentos gerais.
5. Tesourão
Utilizado para cortes em galhos mais duros e resistentes.
Como cuidar da grama
Além das plantas, também é preciso cuidar de tudo que compõe um jardim, afinal ele é mais do que apenas árvores, certo?
A grama é um dos principais aspectos que mostra quando o ambiente é ou não bem cuidado. Por isso, mantê-la bonita, adubada, irrigada e sempre cortada é saudável, evita infestações e o desenvolvimento de plantas indesejadas.
O ideal é que a grama seja feita com equipamentos específicos para cada tipo de superfície e que seja mantida em uma altura entre 5 a 9 centímetros. Com esses cuidados o seu jardim ficará incrível.
Qual equipamento escolher?
Muito se engana quem pensa que cortar grama é simples e que qualquer equipamento serve. Para garantir a qualidade e a estética desejada é preciso saber selecionar a ferramenta certa.
1. Cortador de grama a gasolina
Muito utilizado em terrenos grandes e planos como campos de futebol.
Existem diversos modelos, alguns que exigem menos esforço de quem está manuseando o cortador no durante o processo e outros como tratores cortadores de grama que garantem um serviço rápido e com conforto.
2. Cortador de grama manual
Indicados para espaços menores que exigem menos esforços e têm a vantagem de não poluírem o meio ambiente.
Leves e ideais para jardins médios e pequenos.
4. Aerador de grama manual
Assim como o cortador de grama manual, ele é indicado para áreas pequenas ou mais usadas.
Preparado?
Agora que você já sabe como cuidar do seu jardim, que tal aproveitar e conhecer os produtos da Cassel, garantir qualidade no serviço e deixar o ambiente ainda mais bonito!
LOJA CURITIBA
LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ
LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
LOJA CERRO AZUL