Por

19 de janeiro de 2021


Ano novo, jardim novo


virada do ano é um ótimo incentivo para colocar em prática ações que não foram possíveis de realizar no ano anterior, estipulando novas metas, renovando alguns móveis ou itens de decoração, a troca do carro ou então, a reforma da casa. E por que não, um espaço dedicado para um jardim? Confira abaixo dicas de como criar um cantinho verde todo especial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cada novo dia, é possível perceber que estamos mais rodeados de prédios e residências, situação conhecida como “selva de pedra” e estar perto da natureza não é uma tarefa fácil. Assim, muitas pessoas buscam alternativas para estar mais próximas dela e uma das grandes soluções e a elaboração de um jardim no terreno de suas casas.

Estudos revelam que as pessoas são mais felizes estando próximas da natureza, sem falar que é muito relaxante e prazeroso cultivar plantas, ainda mais quando o processo serve também, para embelezar o nosso quintal

Para aqueles que moram em apartamentos e não dispõe de grandes espaços, as minis hortas são boas opções para ocupar o lugar do jardim, pois são funcionais e oferecem a possibilidade de ter temperos frescos a todo o tempo.  

Atualmente, existem muitas formas de se construir um jardim simples e sem gastar muito. O importante é que se busque por inspirações que possam expressar o seu gosto pessoal e sua personalidade. Isso possibilita que você cuide do seu novo espaço, sem que atrapalhe a sua rotina diária, já que mesmo um pequeno jardim exige cuidados especiais.

 

(Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/jardim-simples/)

 

 

O que é preciso para construir um jardim?

 

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar alguns pontos importantes para que você consiga definir as melhores escolhas como:

 

1 ESPAÇO

 

Você não precisar ter um enorme espaço para a criação do seu jardim. Mas, antes de iniciar qualquer procedimento, é preciso ter noção do tamanho disponível em sua metragem total.

Para terrenos mais amplos, escolha plantas maiores, ao invés de tentar incluir várias espécies pequenas. Já os espaços pequenos, de prioridade para plantas menores. Nesta situação, você pode até criar um jardim vertical.

É legal cuidar também da organização deste espaço, pensando em cada item que será inserido, independente da composição escolhida. Assim você evita uma poluição visual.

 

 


(Fonte: https://casaeconstrucao.org/paisagismo/jardim-simples/)

 

 

2 INSUMOS

 

Quando se pensa em jardim, a primeira coisa que vem em mente é a famosa grama. Porém, você pode optar por opções mais econômicas, como pedriscos ou seixos rolados, considerados substratos mais fáceis de se manter e de cuidar. Mas, caso você já tenha um espaço com gramado, o ideal é ter um bom cortador para manter sempre em dia a aparência do seu jardim.

 

(Fonte: www.cassel.com.br)

 

 

 

3 PLANTAS E FOLHAGENS  

 

Um item que não deve ser deixado de lado, já que são as plantas que darão o toque tão especial ao seu jardim e são consideradas como os itens de decoração. Caso você não tenha muito tempo para se dedicar diariamente ao cuidado das folhagens, escolha opções mais tradicionais, que não dependam de muita manutenção e que possuam um custo mais barato. 

Cuide também de questões como iluminação e umidade, visto que muitas plantas dependem de luz incidente e água constante para se manterem vivas e bonitas.

 

 
(Fonte: https://casaeconstrucao.org/paisagismo/jardim-simples/)

 

 

Ainda é válido ressaltar que em casos onde as plantas sejam fixadas em solo ou em espaços com grama, é ideal ter produtos como o mata mato, que evita o crescimento de ervas daninhas que tiram a aparência saudável das folhagens. 

 

(Fonte: www.cassel.com.br)

 

 

 4 REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

 

Pensar no futuro do planeta é essencial para manter o equilíbrio dos bens naturais, além de garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Assim, você deixa o resultado ainda mais criativo, além de evitar gastos extremos com materiais.

Esqueça a ideia de que para se ter um jardim bonito você precisar gastar altos valores. Blocos de concreto, canos e calhas, móveis antigos e até mesmo troncos são boas opções para deixar o espaço bem sofisticado sem precisar desembolsar muito dinheiro.

Pense que o mais legal de tudo isso é ter um espaço em que seja possível passar bons momentos de relaxamento e descontração com os seus amigos e familiares (mas, depois da pandemia, Ok?).

 

 

E aí, o que achou das nossas dicas?

Aproveite o início de 2021 para renovar suas ações e para criar um espaço verde no seu ambiente. Conte com a Cassel para escolher as melhores opções de materiais e produtos para te ajudar nesta empreitada. Acesse agora mesmo o nosso site e fique por dentro de todas as novidades:

www.cassel.com.br

Conheça nossa loja

Conheça todas as nossas Lojas fí­sicas

LOJA CURITIBA

LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ

LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

LOJA CERRO AZUL