Por

12 de fevereiro de 2019


5 dicas para aumentar a durabilidade do motor


Os motores são a parte principal de diversos equipamentos.

Eles podem ser conectados a dispositivos como:

Equipamentos agrícolas;
Instrumentos da construção civil;
Motobombas;
Embarcações;
Montagem de geradores;
Bombas de água;
Carros;
Ferramentas de cortar grama, entre outros.

Cada modelo, além de ter formas de uso recomendadas, possui também, determinações especificas de cuidados.

Quando ele não vai bem ou quando as recomendações não são cumpridas, às vezes, ocorrem problemas e todo um processo é interrompido, provocando prejuízos e gasto de tempo.

Quer evitar esse tipo de situação? Com alguns cuidados simples, além de proteger o seu motor também é possível prolongar a vida útil do equipamento.

Confira nossas dicas de como cuidar do seu motor e manter ele funcionando bem por mais tempo.

 

 

 

(Imagem retirada do site Cassel)

Como aumentar a durabilidade do motor
 

   1.   Siga as orientações de fábrica

 
(Imagem do site Buffalo)

O passo principal é fazer a instalação de acordo com as configurações de fábrica. Elas garantem que o motor tenha as condições ideais para executar o melhor desempenho. As famosas “gambiarras” podem custar caro, além de encurtar a vida útil do motor podem provocar sérios acidentes.

Tenha certeza que os equipamentos conectados ao motor compartilham as mesmas configurações, ou seja, se eles são compatíveis.

O local escolhido para fazer a instalação do motor deve ser adequado para essa função, procure um ambiente com espaço suficiente para a operação, que seja refrigerado e livre de umidade.

 

   2.   Atenção na hora de usar

É importante respeitar os limites de carga, para que o motor não atue com sobrecarga ou para que ele não sobrecarregue o equipamento.

Mesmo os modelos mais robustos e potentes precisam de uma pausa! Por isso, cuide para que o tempo de utilização para não exceda o recomendado. Além disso, também é preciso monitorar a temperatura para que não ocorram superaquecimentos.

Garanta que a pessoa que irá manusear equipamento tem instrução para isso. Motores com partida manual a diesel como o motor Branco bd 10.0 ou a gasolina como o motor Briggs & Stratton 13,5 HP, necessitam de um acionamento correto.

 

   3.   Realize manutenção periodicamente

Fazer a manutenção constantemente, colabora para que o motor mantenha a eficiência, além de evitar acidentes.

Manter o motor atuando da maneira correta proporciona economia, tanto da alimentação (gasolina, diesel ou eletricidade) quanto para não ter desgaste anormal das peças e precisar de substituição.

A limpeza da área, do motor e de seus componentes deve ser uma preocupação frequente. Resíduos e sujeira podem afetar a funcionalidade.  Aproveite esses momentos para também fazer a lubrificação das peças como correias e rolamentos.

É a manutenção que irá dizer se você está manuseando o motor de forma correta e calcular o seu tempo de uso.

Lembre-se que ela, deve ser feita por um profissional especializado! E fique atento se o motor está fazendo algum ruído diferente, esquentando mais que o normal ou realizando algo que não costuma fazer. Se isso ocorrer é recomendo suspender o uso e procurar assistência técnica.

 

    4.   Invista em qualidade

Cada motor é alimentado por alguma fonte, como ela determina o funcionamento é imprescindível que seja de qualidade. Confira os exemplos:

Na hora de trocar as peças também é preciso escolher bons produtos, resistentes e compatíveis. Nada de improvisar usando peças que não são correspondentes.

 

   5.   Siga as recomendações de cada modelo

Cada tipo de motor possui uma particularidade da manutenção que é preciso prestar atenção.

A vantagem dos tempos modernos é que muitos manuais têm versões virtuais, mais fáceis de consultar e até tutoriais em vídeo, como é o caso da marca de motores Branco que tem um canal no YouTube com diversas instruções.

Um exemplo disso são os motores refrigerados a água como o motor Toyama 7.7hp, que precisam ter o nível de água e aditivos completados.

Motores com lubrificação a óleo como o motor a Diesel Buffalo 5.0 precisam ter o lubrificante trocado, normalmente depois de 100 horas de uso.

 

Quer saber mais sobre motores? Entenda como eles funcionam aqui. Se já está pronto para cuidar bem do seu, então encontre motores robustos e de qualidade na Cassel.

www.cassel.com.br 

Conheça nossa loja

Conheça todas as nossas Lojas fí­sicas

LOJA CURITIBA

LOJA ALMIRANTE TAMANDARÉ

LOJA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

LOJA CERRO AZUL